A avaliação no contexto escolar é possivelmente um dos temas mais recorrentes entre os profissionais da educação, e talvez um dos mais controversos.
Tradicionalmente, a avaliação é vista como uma forma de se verificar se os(as) estudantes atingiram determinados objetivos de aprendizagem e, em função disso, se estão aptos a prosseguir os seus estudos no ano/na série seguinte.
A avaliação formativa propõe uma perspectiva radicalmente diferente dessa abordagem tradicional: essencialmente ela pretende ajudar os(as) estudantes e os(as) professores(as) a aprender e ensinar de forma efetiva e significativa.
Para que este objetivo seja alcançado, é fundamental observar e entender os diferentes perfis, repertórios e objetivos de aprendizagem presentes em um grupo e implantar estratégias de diversificação didática para garantir que todos e todas avancem no seu aprendizado. Avaliação formativa e diferenciação pedagógica constituem, portanto, um todo inseparável.
O trabalho ao longo do módulo será orientado pelos seguintes objetivos:
Convidamos você a se juntar a nós nesta exploração do sentido da avaliação formativa e suas decorrências para as práticas didático-pedagógicas, buscando constituir um referencial de trabalho que oriente o seu planejamento e gestão da aula.
MÓDULO 1: Avaliação formativa: conceitos básicos
MÓDULO 2: Avaliar competências e habilidades e elaborar os objetivos de aprendizagem: um caminho formativo
MÓDULO 3: Coerência entre o que se pretende avaliar e os instrumentos de avaliação
MÓDULO 4: Avaliação na Educação Infantil