O Plano Ceibal do Uruguai é uma iniciativa abrangente de inclusão digital e tecnológica na educação, baseada em cinco pilares: distribuição de equipamentos (um dispositivo para cada aluno e professor), conectividade (internet nas escolas), conteúdo digital, formação de professores e inovação pedagógica. Seu objetivo principal é promover a equidade de conhecimento e oportunidades para todos os estudantes uruguaios, utilizando a tecnologia digital para potencializar as aprendizagens.
Em visita recente a Montevidéu para participar do evento EduIA Conf(1), estivemos no Centro do Plano Ceibal para conhecer o trabalho de perto. Uma das ações que nos chamou atenção foi o comprometimento com a sustentabilidade. Considerando o ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) número 12 - “garantir modalidades de consumo e produção sustentáveis” - o plano Ceibal tem como princípios(2):
Dessa forma, o marco conceitual de economia circular do Plano Ceibal(3) propõe uma gestão sustentável dos resíduos de aparelhos elétricos e eletrônicos (RAEE), substituindo o modelo linear de descarte por um ciclo de redução, reutilização, reciclagem e recuperação de recursos.
Em síntese, trata-se de modelo sistêmico de economia circular que reduz a pegada ambiental, estende o ciclo de vida dos dispositivos tecnológicos e consolida uma cultura organizacional voltada à sustentabilidade e à inovação responsável.
Segundo a Unesco, a Abordagem Centrada no Humano (ACH) é um princípio fundamental que orienta o design, a implementação e o uso da Inteligência Artificial (IA) na educação e na pesquisa, garantindo que a tecnologia sirva ao desenvolvimento das capacidades humanas.
A ACH defende que o design e o uso da IA devem estar a serviço do fortalecimento das capacidades humanas, protegendo a dignidade e a agência. Considerando a ética, a confiança e a transparência, a proposta é a implementação de regulamentações para garantir transparência nos dados, algoritmos e a responsabilidade pública, baseadas em princípios éticos essenciais.
Levando em conta as ações voltadas à inclusão, equidade e sustentabilidade, a ACH visa garantir o acesso equitativo e inclusivo à IA para todos os estudantes e comunidades, promovendo a justiça social e ambiental. E, por fim, com base na sustentabilidade ambiental, os alunos e professores devem ter consciência do impacto ambiental da IA (como o consumo de energia necessário para treinar modelos) e ser capacitados a explorar abordagens de design e uso da IA favoráveis ao desenvolvimento sustentável.
Diante dessas diretrizes, como educadores, o que precisamos definir como princípios na estrutura de funcionamento dos recursos de IA hoje, para que eles estejam alinhados à perspectiva da centralidade humana? Como esses recursos podem promover uma experiência efetivamente formativa para nossos alunos e professores? O que precisamos exigir das empresas de tecnologias e dos nossos ecossistemas de plataformas, considerando os princípios educacionais? Assim como as estruturas de hardware dos equipamentos entregues aos estudantes do Plano Ceibal são desenhadas prevendo o reparo, descarte e reuso, as estruturas da IA devem ser desenhadas para a educação.
À medida que nos aprofundamos nesses questionamentos, vamos nos dando conta de que um Projeto Político Pedagógico que considere as necessidades da Educação Digital vai muito além das decisões sobre usar ou não os recursos disponíveis. A linguista Emily Bender afirma que, se não agirmos, podemos caminhar para um futuro imaginado pelas empresas de tecnologia.
Tendo essas ideias em conta, o caminho que vislumbramos aponta para a relevância de desenvolver recursos educacionais com IA, e não somente tentar adequar as práticas aos recursos existentes. Para além do ‘como usar’, é urgente pensar sobre como os parafusos da IA devem ser redesenhados, considerando o trabalho educacional de qualidade, a acessibilidade e a equidade.
(1) Informações sobre a conferência estão disponíveis em https://ceibal.edu.uy/institucional/eduia/eduia-conf/ .
(2) De acordo com o Reporte Sostenible de 2024 disponível em https://ceibal.edu.uy/institucional/ceibal-sostenible/reporte-sostenibilidad/ .
(3) Ver em Plano de Gestão de RAEE, disponível em https://ceibal.edu.uy/wp-content/uploads/2024/05/Plan-de-Gestion-de-RAEE_Resumen-ejecutivo.pdf .