
Ensinar e aprender na era da Inteligência Artificial
O que significa ser estudante e ser educador em um tempo em que algoritmos podem escrever ensaios, propor projetos ou dialogar de forma socrática? Como lidar com uma nova presença na sala de aula: um ator que não se cansa, não reclama e não contesta? De que forma esse contexto impacta nossas práticas? O que é preciso ter em conta para construir um currículo de educação digital que contemple a potencialidade das novas tecnologias de forma crítica e ética?
Esta viagem pedagógica convida educadores a um aprofundamento nesses dilemas e possibilidades, tanto por meio do estudo de experiências inovadoras, bem documentadas e analisadas por especialistas de referência, quanto por conferências e visitas a instituições educativas.
Programa formativo exclusivo, especialmente criado para o grupo da viagem, garantindo conteúdos e debates que você não encontrará em nenhum outro roteiro.
O que você vai encontrar nesta jornada?
Durante dois dias em Montevidéu, em formação organizada pela equipe do Ceibal, e três em Buenos Aires, sob a coordenação de Flora Perelman, educadores terão a oportunidade de:
- Refletir sobre o papel do estudante e do educador diante da presença da IA na sala de aula.
- Construir currículos de educação digital que integrem tecnologia de forma crítica e ética.
- Proteger dados e direitos sem abrir mão da inovação pedagógica.
- Apoiar professores e valorizar sua atuação.
- Viver experiências culturais latino-americanas, ampliando repertórios e fortalecendo vínculos regionais.

Mais do que conhecer recursos, você vai ampliar repertórios, construir pontes entre inovação e pedagogia e fortalecer o papel das escolas como espaços de reflexão e ação coletiva.
Por que Uruguai e Argentina?
Uruguai
Reconhecido internacionalmente por sua experiência pioneira em políticas de inclusão digital na educação, o país lidera projetos que ajudam escolas e sistemas a refletir sobre o impacto da IA no currículo e na formação docente, de forma crítica e ética. O Plano Ceibal, criado em 2007, desempenhou um papel fundamental nesse avanço.
Argentina
Abriga centros de pesquisa e debate acadêmico fundamentais para compreender os impactos da tecnologia nas práticas pedagógicas. Destaque para a educadora Flora Perelman, que investiga o papel da inovação digital, os desafios da formação de professores e as transformações curriculares necessárias em tempos de inteligência artificial.
Ao unir a experiência uruguaia e a reflexão crítica argentina, você terá acesso a uma visão integrada que conecta políticas públicas, práticas pedagógicas e pesquisa acadêmica de referência.
Uma travessia cultural pelo Rio da Prata
O que está incluído
RESERVAR AGORA
- Encontros online preparatórios antes da viagem.
- Hospedagem em Montevidéu e Buenos Aires.
- Transporte Montevidéu ↔ Buenos Aires (Buquebus, categoria turística).
- Traslados para conferências, escolas e visitas culturais.
- Tour opcional em Montevidéu e Buenos Aires.
Repense, descubra, transforme: venha para a viagem pedagógica!
R$ 14.020,00 | quarto duplo
em até 10x no cartão, ou à vista no PIX ou Boleto
R$ 16.211,00 | quarto single
em até 10x no cartão, ou à vista no PIX ou Boleto