CARRINHO

Seu carrinho está vazio

Total R$ 0,00

Mediação de leitura: construção de  conhecimento literário e formação do hábito leitor

Por que fazer este curso? 

Mediar a leitura, no contexto específico da educação literária que acontece na escola, é muito mais do que facilitar o acesso ao texto; é fomentar relações que aproximem o leitor do universo literário, promovendo a construção do hábito e o progresso na competência interpretativa ao longo da escolaridade.

A mediação, nessa perspectiva, envolve a criação de situações de aprendizagem centradas na atividade do aluno e sustentadas por diversas formas de apoio à construção de conhecimentos. Com o intuito de apoiar educadores na criação dessas situações, este curso propõe a análise e a elaboração de dispositivos didáticos que promovam três tipos fundamentais de interação: entre leitores, entre textos e entre leitor e texto, compreendendo como essas relações potencializam a competência leitora e interpretativa.

Ao longo do curso, os participantes refletirão sobre o planejamento e a condução de discussões literárias envolventes e produtivas, que promovam avanços na competência leitora; a articulação entre situações de leitura mediada e de leitura autônoma; o apoio à construção de pontes entre os itinerários de leitura compartilhada e de livre escolha; e o desenvolvimento do senso de pertencimento a uma comunidade de leitores.

Espera-se que a experiência formativa favoreça a compreensão da mediação como ato cultural e transformador, estimulando nos alunos processos de mudança, construção de sentido e ampliação de suas formas de diálogo consigo mesmos, com os outros e com o mundo.

Programa 

Ensino de Literatura ou Educação Literária: a definição do objeto de ensino 
Ensinar a ler literatura: ensinar uma maneira de ler
Mediar para formar hábitos e mediar para construir competência interpretativa
Boas práticas de mediação de leitura: 
  • clareza quanto aos itinerários de aprendizagem;  
  • planejamento e mediação de discussões literárias: boas pautas, boa escuta, boas conexões; 
  • criação de dispositivos didáticos adequados para abordar as obras e oportunizar interações profícuas entre o leitor e o texto, entre leitores e entre textos; 
  • criação de dispositivos didáticos adequados para a construção de comunidades de leitores: recomendações, intervenções na escola, eventos literários, articulação entre o trabalho na sala de aula e o trabalho na biblioteca. 
Vagas
Diminuir quantidade de vagas
1
Aumentar quantidade de vagas
Inscreva-se
Adicionar ao carrinho

Valor:
R$ 655,00
5% de desconto até dia 20/11
até 10x sem juros no cartão de crédito

Agenda:
Online, 21,  26 e 28 de janeiro,
02 de fevereiro de 2026 das 19h às 21h

Formadora:
Aline Evangelista Martins

Aline-Martins--