

Espaço que articula ampliação de referências sobre os contextos de produção dos livros e os projetos estéticos dos autores, a troca de experiências leitoras e a reflexão sobre o potencial do livro para a formação do leitor literário.



A partir dos estudos e das proposições da Profa. Dra. Fabiana Carneiro da Silva (UFPB/UNICAMP), o Clube de Leitura Vozes Ancestrais é um convite à incursão por obras literárias de autoria negra e indígena que, em alguma medida, transfiguram artisticamente vozes ancestrais inscritas, sobretudo, nos arquivos das oralituras dos povos originários e negro-diaspóricos no Brasil.
Num percurso que se estrutura por obras nucleares, havendo um encontro pré-leitura e um pós-leitura de cada obra, encontraremos com as produções de Edimilson de Almeida Pereira, Kiusam de Oliveira, Glicéria Tupinambá e Ellen Lima Wassu-Cocal. Aprenderemos os modos como os singulares projetos estéticos desses autores reconfiguram nossas sensibilidades e possibilitam instigantes investigações das realidades de modo a desestabilizar a ordem de exclusões e subalternizações que ainda caracterizam o território brasileiro.
Na medida em que tais obras serão lidas em suas interrelações com as nossas práticas pedagógicas, o clube também oferece subsídios para a discussão de currículos e práticas pedagógicas em face ao que prescreve as leis 10.639/03 e 11.645/08.
Como é próprio dos Clubes de Leitura, a experiência do leitor estará do centro da ação formativa, abrindo caminhos para interações, vivências e aprofundamentos.
Objetivos:
- Ampliar o repertório de leituras, com ênfase na produção literária que transfigura artisticamente vozes ancestrais inscritas, sobretudo, nos arquivos das oralituras dos povos originários e negro-diaspóricos no Brasil.- Conhecer os projetos estéticos de Edimilson de Almeida Pereira, Kiusam de Oliveira, Glicéria Tupinambá e Ellen Lima Wassu-Cocal e refletir sobre como tais projetos reconfiguram nossas sensibilidades.
- Ampliar a reflexão sobre o potencial da literatura para a ampliação da experiência.
- Compartilhar a experiência de leitura e enriquecer a própria recepção por meio da interação com a mediadora e com os demais participantes do grupo.
- Debater critérios para a seleção de livros a serem indicados ao longo da escolaridade.

Sinopse:
Nesta coletânea ilustrada, Kiusam de Oliveira reconta mitos iorubás de princesas e príncipes africanos -- conhecidos, no Brasil, como orixás.
As histórias deste livro narram aventuras, dramas e peripécias de princesas e príncipes africanos. Cada uma a seu modo, essas personagens enfrentam guerras, desvendam mistérios, fazem autodescobertas e amadurecem em contos narrados por Kiusam de Oliveira, um dos nomes mais importantes da literatura negro-brasileira.
As narrativas vêm acompanhadas pelas belas ilustrações do artista pernambucano Ayodê França. Em seu conjunto, Omo-oba é mais que um livro -- é também a forma que a autora encontrou para empoderar meninos e meninas de todo o Brasil, ao potencializar as virtudes de uma realeza que é a verdadeira ascendência da população negra do nosso país. Fonte.
Organização dos encontros:
Pré-leitura - 05.04.2025, das 10h às 11h
Antes de ler, discutiremos a produção da autora, seu projeto estético e as peculiaridades deste título no contexto geral de sua obra. Além disso, leremos trechos do livro, discutiremos a relevância dessa experiência na formação dos leitores e levantaremos questões e temas a serem observados durante a leitura, para discussão posterior.
Pós-leitura - 26.04.2025, das 10h às 12h
Depois de ler, nos reuniremos para compartilhar e ampliar as experiências estéticas oportunizadas pela leitura.
Formadora: Fabiana Carneiro

Sinopse: Em Poemas para ler com palmas, o autor estende um fio poético a partir de cinco mitopoéticas de matrizes afrodescendentes: a Capoeira, o Congado, o Jongo, os Orixás e os Vissungos. O resultado é um livro-canto, em movimento, que convida o leitor-ouvinte a participar dessas cinco matrizes culturais afrodescendentes. Os poemas do livro dialogam com as belas ilustrações de Maurício Negro. Fonte
Organização dos encontros:
Pré-leitura - 10.05.2025, das 10h às 11h
Antes de ler, discutiremos a produção do autor, seu projeto estético e as peculiaridades deste título no contexto geral de sua obra. Além disso, vivenciaremos experiências de leitura de poemas e discutiremos o papel da poesia na formação do leitor literário.
Pós-leitura - 24.05.2025, das 10h às 12h
Depois de ler, nos reuniremos para compartilhar e ampliar as experiências estéticas oportunizadas pela leitura.
Formadora: Fabiana Carneiro

Sinopse: A seleção de textos e obras de Glicéria Tupinambá dá a ver o trabalho artístico de reconto e criação a partir de seu pertencimento à aldeia Serra do Padeiro, território do povo Tupinambá de Olivença (BA). Composta por narrativas breves, obras visuais e textos críticos, essa seleção nos convida a conhecer aspectos da cosmopercepção Tupinambá a partir do gesto inventivo e sensível da autora que transfigura elementos da cultura, memória, luta e resistência de sua comunidade - sobretudo, das mulheres a ela integrantes. “A história de Poxi” e “O manto Tupinambá” são algumas das referências desse módulo do Clube de Leitura Vozes Ancestrais.
Organização dos encontros:
Pré-leitura - 07.06.2025, das 10h às 11h
Antes de ler, discutiremos a produção da autora e seu projeto estético. Além disso, leremos trechos dos textos, interagimos com obras da autora, discutiremos a relevância dessa experiência na formação dos leitores e levantaremos questões e temas a serem observados durante a leitura, para discussão posterior.
Pós-leitura - 28.06.2025, das 10h às 12h
Depois de ler, nos reuniremos para compartilhar e ampliar as experiências estéticas oportunizadas pela leitura.
Formadora: Fabiana Carneiro

Sinopse: Este livro é um atravessamento. Os versos que atravessam os poemas antes disso atravessaram a história de um país inteiro, contada aqui pela voz poética de uma mulher na medida da sua travessia. A voz criada pela autora, uma mulher brasileira de origem na indígena, conta, poema a poema, a vivência de milhares de brasileiros cuja identidade e ancestralidade indígena foram atravessadas pela ocidentalização, mas que agora fazem uma nova travessia, a de volta, como uma canoa voltando pra enseada.
O fio condutor dos versos costura a diáspora e o retorno a si, uma retomada que, de dentro pra fora, acompanha o ciclo do mundo, uma reocupação do seu próprio território íntimo, mas tão pessoal quanto universal. E retornar a si mora no reconhecimento em ser ela mesma um resultado dialético da ilusão do Ocidente com sua origem e ancestralidade indígena, aquela que tem a casa com chão de água e paredes de ar. (...). Fonte
Organização dos encontros:
Pré-leitura - 09.08.2025, das 10h às 11h
Antes de ler, discutiremos a produção do autor, seu projeto estético e as peculiaridades deste título no contexto geral de sua obra. Além disso, vivenciaremos experiências de leitura de poemas e discutiremos o papel da poesia na formação do leitor literário.
Pós-leitura - 30.08.2025, das 10h às 12h
Depois de ler, nos reuniremos para compartilhar e ampliar as experiências estéticas oportunizadas pela leitura.
Formadora: Fabiana Carneiro