A neutralidade do educador em tempos de intolerância Aula e aprendizagem não se encerram num processo de absorção acrítica A discussão sobre a neutralidade do ... 25 de Maio de 2022
“Fazer matemática” em sala de aula: o que é preciso considerar? Reflexões sobre a formação docente Planejar e gerir as aulas de Matemática, de forma a promover envolvimento ... 24 de Maio de 2022
Formar leitores e escritores: o desafio do professor nas séries iniciais Quem não se lembra da sensação quase mágica de realizar a primeira leitura de uma palavra ou da satisfação ... 20 de Maio de 2022
Tempos, espaços e olhares Visitar uma escola pode ser uma experiência absolutamente transformadora para educadores com olhares ... 17 de Maio de 2022
“Meu Moodle é assim”: relatos e trocas, de professor para professor Muitas escolas já estavam, bem antes da pandemia, construindo seus ambientes virtuais de aprendizagem. ... 10 de Maio de 2022
Educação infantil para a vida toda ‘Qual foi a maior invenção dos últimos 200 anos? ’. A Educação Infantil! – respondeu o professor de pesquisa ... 6 de Maio de 2022
Painel de boas práticas: por que ouvir o relato de um colega? Quando o professor desenvolve uma atividade em sala de aula que tem resultados positivos, ele tem aquela ... 3 de Maio de 2022
Quando a educação infantil vira corpo em movimento Prof. Marcos Santos Mourão (Marcola) A Educação Infantil é um espaço de significativa e intensa utilização das mais variadas formas de gestos: ... 26 de Fevereiro de 2021
Feliz aniversário, Escola da Vila! Feliz aniversário, Centro de Formação! O Centro de Formação da Vila nasceu junto com a Escola da Vila, em 1980. É emblemático, para ambas as ... 6 de Março de 2020
Atualizar o currículo: diferentes áreas, desafios próprios e comuns O currículo escolar é um terreno de inúmeros desafios e múltiplas dificuldades. Em instituições públicas é ... 18 de Fevereiro de 2020