Avaliar competências e habilidades e elaborar os objetivos de aprendizagem: um caminho formativo
Por que fazer este curso?
O papel da escola é formar indivíduos capazes de enfrentar os desafios da vida, mobilizando saberes diversos, construindo novos conhecimentos e interagindo de maneira competente em diferentes situações. Em outras palavras, o papel da escola é desenvolver indivíduos competentes.
Este curso foi pensado para apoiar professores, coordenadores, orientadores e gestores na compreensão profunda do que significa ensinar e avaliar competências na escola. Ao longo do percurso, os participantes irão aprofundar o conceito de competência na formação dos estudantes, conhecer metodologias que favorecem seu desenvolvimento, utilizar a taxonomia de Bloom para definir objetivos de aprendizagem e analisar diferentes formas de avaliação — tanto individuais quanto colaborativas, específicas das áreas ou gerais. A proposta é que cada participante seja capaz de elaborar instrumentos avaliativos claros, com critérios de êxito e rubricas pertinentes, e de oferecer feedbacks que realmente promovam avanço.
Programa
O ensino de competênciasI. Definição de competências na escola
II. Metodologias favoráveis ao ensino de competências
III. Usando a taxonomia de Bloom para definir objetivos de aprendizagem
Formas de avaliar:
IV. Individual X em grupo (competências ativadas como colaboração, interação, etc.)
V. Avaliar competências específicas das áreas X competências gerais
Avaliação externa - histórico, papel e colaboração com os processos de avaliação internos.
Formadora:
Sandra Durazzo
Agenda:
Aulas online, síncronas,
às 2as feiras, das 19h às 21h, nas seguintes datas:
02 a 30 de março

Valor:
R$ 720,00
até 10x sem juros no cartão de crédito
