Aprendizagem Criativa e Cultura Maker

✱ Trilha formativa online
✱ 04 de março a 23 de setembro
✱ Módulos independentes
Por que participar desta trilha?
Participar desta trilha significa repensar a prática pedagógica a partir da construção de experiências de aprendizagem alinhadas aos desafios da escola contemporânea. Ao longo de quatro módulos integrados, os educadores percorrem um caminho que articula Cultura Maker, Aprendizagem Criativa e Educação Digital, desenvolvendo competências para utilizar tecnologias de forma crítica, das séries iniciais do Fundamental ao Ensino Médio.
O percurso começa com a fundamentação da mentalidade maker e a criação de ambientes interdisciplinares de exploração. Em seguida, avança para a computação física, explorando a eletrônica criativa e a transição do bloco ao código com o Arduíno. O percurso aprofunda-se na autoria digital e cultura de comunidade através do Scratch e plataformas similares, utilizando a programação para expressar ideias e resolver problemas. Finalmente, a trilha aborda o pensamento computacional desde a infância, integrando atividades desplugadas e conceitos emergentes como Inteligência Artificial e machine learning.
Ao final, os participantes estarão preparados para planejar e mediar projetos que utilizem os 4 Ps da Aprendizagem Criativa, promovendo a autonomia, a colaboração e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Uma analogia útil para entender a estrutura da trilha é pensar como a construção de uma casa: o Módulo 1 prepara o terreno e a estrutura (Cultura Maker), o Módulo 2 instala a fiação e os sistemas (Programação/Arduíno), o Módulo 3 cuida do design e da funcionalidade dos cômodos (Plataformas/Scratch) e o Módulo 4 ensina como as crianças podem brincar e aprender com segurança em cada espaço (Aprendizagem Criativa nas Séries Iniciais).
Os módulos da trilha podem ser realizados de forma sequencial ou cursados de maneira independente, conforme o interesse do participante.
Objetivos de aprendizagem
✱ Compreender e aplicar fundamentos de programação, pensamento computacional e conceitos básicos de Inteligência Artificial nas diferentes etapas da escolaridade.
✱ Integrar tecnologias digitais de forma crítica, criativa e alinhada à BNCC e outros importantes documentos de referência.
✱ Utilizar plataformas acessíveis, como o Scratch, para promover autoria e colaboração.
✱ Elaborar, implementar e avaliar sequências didáticas visando à aplicação dos quatro Ps da aprendizagem criativa (projetos, paixão, parceria, pensar brincando).


