CARRINHO

Seu carrinho está vazio

Total R$ 0,00

Coerência entre o que se pretende avaliar e os instrumentos de avaliação 

Por que fazer este curso? 

A busca de coerência entre o processo de ensino/aprendizagem e o processo avaliativo é fundamental na prática da avaliação formativa. Entretanto, a elaboração de instrumentos de avaliação que realmente permitam verificar o aprendizado dos estudantes não é tarefa simples, especialmente quando se pensa na diversidade e na necessidade de avaliar competências. 

Para apoiar os educadores nesse desafio, este curso propõe situações de análise de instrumentos diversos, incluindo  alternativas avaliativas para além das provas tradicionais, entendendo como diferentes tarefas mobilizam distintos saberes e competências. 

Ao longo do percurso, os participantes aprenderão a elaborar instrumentos de registro, rubricas e tarefas alinhadas aos objetivos de aprendizagem, capazes de tornar visíveis os conhecimentos-alvo e o progresso dos estudantes. 

Por fim, serão orientados a construir e aplicar feedbacks formativos — claros, acionáveis e capazes de promover reflexão tanto do estudante quanto do professor — fortalecendo processos de regulação e autorregulação que sustentam avanços reais na aprendizagem.

Programa 

  • Avaliação como parte do processo de aprendizagem
  • Para além das provas: alternativas avaliativas
  • Regulação e autorregulação das aprendizagens
  • Feedback formativo como motor da aprendizagem
  • Produção final: tarefa avaliativa + rubrica + registro



Formadora:
Celina Martins
Agenda:

Aulas online, síncronas,
às 2as feiras,
das 19h às 21h, nas seguintes datas:
13 de abril a 11 de maio

Celina-Moraes-

Valor:
R$ 720,00

até 10x sem juros no cartão de crédito

Vagas
Diminuir quantidade de vagas
1
Aumentar quantidade de vagas
Inscreva-se