Avaliação na Educação Infantil
Por que fazer este curso?
Avaliar a aprendizagem na educação infantil exige sensibilidade, intencionalidade e rigor, já que o processo não se baseia em instrumentos formais e pontuais, como provas, mas na observação contínua das experiências e interações das crianças.
Este curso propõe uma reflexão aprofundada sobre como compreender os aprendizados realizados nessa etapa, relacionando-os às características do desenvolvimento infantil, à BNCC e ao currículo da escola.
Ao longo do percurso, os participantes irão ampliar seu repertório de formas de registrar e documentar a aprendizagem, compreender a documentação pedagógica como aliada dos processos avaliativos e aprender a construir instrumentos formalizados de coleta de informações que tornem visíveis os percursos das crianças.
O objetivo é apoiar educadores na organização, análise e comunicação desses registros — para as próprias crianças, para as famílias, para a escola e para a sociedade — fortalecendo práticas avaliativas que realmente contribuam para o desenvolvimento e a aprendizagem na educação infantil.
Programa
- O que é avaliação formativa? Concepção e principais características
- Diferença entre avaliação formativa e avaliação somativa: fundamentação e prática
- Avaliação formativa e diferenciação pedagógica: dois conceitos indissociáveis
Formadora:
Viviane Monteiro
Agenda:
Aulas online, síncronas,
às 2as feiras, das 19h às 21h, nas seguintes datas:
25 de maio a 22 de junho

Valor:
R$ 720,00
até 10x sem juros no cartão de crédito
