Diálogos sobre adolescência
Por que fazer este curso?
O adolescente contemporâneo cresce em um cenário marcado por hiperconexão, exposição constante e uma multiplicidade de expectativas externas: desempenho, resultados, aparência, popularidade e julgamentos — muitas vezes velados, mas profundamente impactantes.
Os múltiplos convites para olhar para fora, performar e corresponder podem dificultar o importante movimento de olhar para dentro e encontrar espaços internos para autoconhecimento, justamente em uma fase de construção de novas identidades.
Como familiares e educadores podem apoiar os jovens? Como lidar com o desafio de estar presente e, ao mesmo tempo, aceitar tornar-se progressivamente menos necessário? Sabemos atuar para que as crianças e os adolescentes assumam responsabilidades progressivas? Qual é a relação entre autoconhecimento e autorresponsabilização? Quais são as fronteiras entre a superproteção e o abandono?
Este ciclo de conferências foi pensado para apoiar familiares e educadores na reflexão sobre questões como essas. O objetivo é oferecer espaços de reflexão e fortalecimento da comunidade educativa para compreender a adolescência no cenário contemporâneo — um tempo atravessado por intensas transformações internas, pressões externas, novas formas de pertencimento e uma cultura de visibilidade que pode tanto ampliar vozes quanto aprofundar sofrimentos.
Programa
1 - Saúde mental na adolescência
2-
3- “Só você não deixa!” - Educar em limites na adolescência
4- Da lógica do like à cultura do cuidado: o papel da educação digital
