CURSOS RECENTES
ENCONTROS ABERTOS
Adolescência - a série. Um debate entre educadores
Recorde de audiência da Netflix, a série “Adolescência” foi vista por mais de 66 milhões de espectadores nos 10 primeiros dias desde o lançamento, em 13 de março.
Desde então, os desafios da educação de adolescentes têm ocupado o centro do debate, trazendo questões relevantes para a discussão e provocando preocupações, ansiedades e muitas dúvidas. A partir de quais valores a adolescência está se construindo? Como assegurar espaços de pertencimento e segurança? Como ampliar as nossas referências sobre desenvolvimento social, afetivo, relacional e moral dos adolescentes?
Pensando em apoiar nossa comunidade educativa na reflexão sobre esses e outros temas afins, convidamos três educadores com vasta experiência na educação de adolescentes para uma mesa redonda.
Catarina Gonçalves - Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora na área de Convivência Ética na Escola e assessora da Bioma Educação.
Fermín Damirdjian - Psicólogo, orientador educacional do Ensino Médio na Escola da Vila.
Giocondo Magalhães - Psicólogo, coordenador dos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Parque.
Mediação - Aline Evangelista Martins, coordenadora do Centro de Formação da Vila
PUBLICAÇÕES
Blog
27 de novembro de 2024
Criatividade nos ateliês de Arte – a paisagem como disparadora de explorações, investigações e descobertas
Por Karen Greif Amar
Pensar sobre criatividade no ensino da Arte envolve não só a vivência das crianças no ateliê da escola e tudo o que isso engloba, mas também, e principalmente, a experiência prática do professor. É urgente e necessário uma investigação mais sensível acerca de como cada professor ou professora planeja, executa e avalia suas aulas para compreender a forma como as crianças se envolvem com os diferentes momentos no ateliê, aprendendo e experimentando significativamente sobre seus processos criadores em Arte. Não é uma tarefa fácil!
4 de janeiro de 2024
Por Dentro da Rotina da Educação Infantil: explorando o Brincar e a Arte
Por Day Monteiro e Jessica Evelin
A presença da arte na educação infantil será tanto mais importante, quanto puder contribuir para ampliar o olhar da criança sobre o mundo, a natureza e a cultura, diversificando e enriquecendo suas experiências sensíveis – estéticas, por isso, vitais.
Luciana Esmeralda Ostetto
São variados os obstáculos que enfrentamos ao elaborar um planejamento que leve em conta as diversas vivências que devem ser oferecidas às crianças na Educação Infantil. Diante desse cenário, cabe a nós, educadoras e educadores, ampliarmos nossas reflexões, visando incorporar em nossas propostas as experiências sensíveis destacadas por Ostetto.
NOSSAS INDICAÇÕES

Documentário - Esquecidos
Uma grande quantidade de recursos, tempo e pesquisa são destinados a entender e melhorar a Educação Superior, a Educação Infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. No entanto, os anos finais do ensino fundamental acabam sendo deixados de lado, mesmo que os resultados das avaliações mostram que é nessa fase que o desempenho dos alunos se afasta das metas. A equipe do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) foi atrás dos diferentes atores envolvidos no processo educacional. Através de uma série de entrevistas com gestores, professores, diretores, alunos e especialistas, esse longa metragem retrata o pensar e o sentir de quem tem relação com essa fase do ensino.
Esquecidos, ignorados, negligenciados. Palavras que ecoam quando se pensa nos anos finais do ensino fundamental no Brasil. O documentário explora os aspectos políticos, pedagógicos, sociais e emocionais que configuram o cenário atual, questionando e chamando ao debate para este assunto tão relevante para a educação brasileira.

Guia de Participação Cidadã de Adolescentes
UNICEF Brasil, 2024Este Guia apresenta a estratégia proposta pelo UNICEF para garantir a mobilização de adolescentes de forma dinâmica, envolvente e responsável. As atividades aqui propostas complementam os esforços da gestão pública e da sociedade civil na busca por um município com menos desigualdades e com muito mais garantia de direitos para crianças e adolescentes.

Saúde Mental de Adolescentes e Jovens
UNICEF Brasil, 2021Dividido em quatro partes – primeiros socorros emocionais; comunicação não violenta; uso da tecnologia; e planos e projetos de vida –, este e-book produzido pelo instituto Vita Alere, em parceria com UNICEF, traz exercícios e reflexões para o autoconhecimento e promoção de saúde mental.

Competências para vida – trilhando caminhos de cidadania
UNICEF Brasil, 2018
O guia Competências para vida – trilhando caminhos de cidadania é uma ferramenta de trabalho para apoiar as pessoas que desejam contribuir para o fortalecimento de meninas e meninos na etapa da adolescência. O material sugere uma série de temas traduzidos em competências, que podem contribuir para que a adolescência seja vivenciada de forma plena, com garantia de acesso a direitos e com a participação desse público em processos decisórios.
O Guia traz alguns conceitos sobre as adolescências e o ensino-aprendizagem por competências, além de um conjunto de vinte fichas temáticas, nas quais você encontra dicas de práticas que podem contribuir para um trabalho potente com adolescentes.

Competências para vida – trilhando caminhos de cidadania
UNICEF Brasil e SNJ, 2014
Esta publicação tem por objetivo dar um primeiro e consistente passo para a sistematização das experiências de participação e para a construção de um marco de referência sobre esse tema. O documento é uma tentativa de organizar e atualizar os conceitos mais básicos sobre a participação na perspectiva dos próprios jovens, compilar a normativa internacional e as leis nacionais, além de registrar práticas e espaços de participação para inspirar debates e reflexões, fortalecendo, cada vez mais, o direito à participação.