Educação para as relações étnicos-raciais: da teoria às práticas intencionais de enfrentamento ao racismo no ambiente escolar
Por que fazer este curso?
Os primeiros passos de qualquer estratégia que vise à superação do racismo no ambiente escolar passa por afinar e reeducar o olhar e a escuta para identificar as situações do cotidiano que possam contribuir para a afirmação da existência de uma hierarquia racial entre humanos. Cabe aos educadores e educadoras preocupados em enfrentar o racismo nas escolas desnaturalizar o epistemicídio e o apagamento dos conhecimentos produzidos pelos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas no currículo escolar e desenvolver práticas intencionais na construção de equidade racial no processo de aprendizagem.
Programa
- Movimento Negro e Indígena como movimentos educadores.
- Racismo à brasileira e seus efeitos no currículo escolar; Era Vargas e o “abrasileiramento” das culturas de origens africanas e indígenas.
- A matriz africana do mundo: currículo afrorreferenciado; contracolonização curricular e decolonialidade dos conhecimentos; a colonialidade do saber.
- Pensamento Negro: Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Abdias Nascimento; dentre outras(os). Pensamento Indígena: Ailton Krenak, Daniel Munduruku, Edson Kaiapó, Jera Guarani; dentre outros(as).
Valor:
R$ 561,00
até 10x sem juros no cartão de crédito
Agenda:
Aulas online, síncronas, às 3as feiras,
das 19h às 21h, nas seguintes datas:
18.03; 25.03; 01.04; 08.04
Formadora:
Silvane Silva
