Alfabetização e práticas sociais de leitura e escrita
Por que fazer este curso?
Este curso pretende trazer boas provocações a respeito do que propomos às crianças que já escrevem segundo a hipótese alfabética de escrita para que sigam avançando enquanto leem e escrevem por si mesmas. Afinal, basta escrever alfabeticamente para estar alfabetizado?
Também partiremos para análises de situações práticas relacionadas às quatro situações didáticas fundamentais, considerando o quanto podem estruturar a rotina de professores que atuam nos anos escolares próximos à alfabetização. Com isso, pretendemos apoiar a qualificação de ações intencionais para que as crianças vivenciem as práticas de leitura e escrita no cotidiano escolar.
Programa
Alfabetização e práticas sociais de leitura e escrita- Saberes conceituais construídos pelas crianças sobre a escrita relacionados às decisões didáticas
- Intervenções docentes e sua importância na qualificação das reflexões das crianças sobre a escrita
- Condições didáticas, saberes docentes e intervenções concernentes às quatro situações didáticas fundamentais, principalmente leitura e escrita pelos estudantes
- Rotina do trabalho pedagógico: as situações didáticas fundamentais e as práticas sociais de leitura e escrita.
Valor:
R$1467,00
até 10x sem juros no cartão de crédito
Agenda:
Aulas presenciais na Vila das Juventudes,
das 8h30 às 16h, nos dias 24 e 25 de julho de 2025
com carga horária total de 12 horas.
Formadora:
Debora Perillo Samori