Trabalho em grupo e assembleias escolares: diálogo e cooperação na formação do estudante
Por que fazer este curso?
Além dos conteúdos curriculares, o que as crianças aprendem ao trabalhar em grupo com seus colegas? Quais critérios são estabelecidos para organizar os grupos de trabalho? Como são divididos os papéis dentro do grupo? Quais experiências de participação as crianças têm vivenciado em sala de aula? E na escola?
Para além dos aspectos pedagógicos, o que observamos enquanto as crianças trabalham em grupo?
Tendo essas questões como ponto de partida, o curso aborda os fundamentos do desenvolvimento moral na infância, com foco na promoção de práticas pedagógicas que incentivam o diálogo, a cooperação, o respeito mútuo, a construção de rituais e a resolução respeitosa de conflitos.
Ao longo do percurso, os participantes serão capacitados a analisar e planejar situações didáticas que envolvem o trabalho colaborativo e a participação ativa das crianças, valorizando suas vozes e fortalecendo a convivência harmoniosa no ambiente escolar.
Programa
- De onde partimos: Contribuições da psicologia do desenvolvimento e social para a fundamentação de práticas participativas pautadas na Educação em Valores
- Formação de grupo e assembleias: análise destas práticas e suas contribuições para resolução de conflitos, criação de vínculo, trabalho em cooperação, respeito, empatia, responsabilidade e gradativa autonomia
- Variáveis didáticas envolvidas nas situações de formação de grupo e assembleias
- Planejamento de situações práticas pautadas em suas próprias experiências escolares cotidianas: costuras entre teoria e prática pedagógica
Valor:
R$ 656,00
até 10x sem juros no cartão de crédito
Agenda:
Aulas presenciais na Vila das Juventudes,
das 8h30 às 16h, nos dias 24 e 25 de julho de 2025
com carga horária total de 12 horas.
Formadora:
Adriana Miritello Terahata
