O ateliê como espaço de conhecimento. Práticas de arte na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
Por que fazer este curso?
As aulas de arte podem suscitar questões que causam insegurança ou, no mínimo, incômodo. Muitas vezes, as dúvidas estão relacionadas à própria formação ou a ideias mistificadas sobre a arte. Como falar com as crianças sobre suas produções? Como avaliar os trabalhos? Posso desenhar na frente das crianças? Como encaminhar as produções? As referências ampliam ou limitam a criatividade? Durante o curso, vamos nos debruçar sobre essas questões, entrelaçando teoria e prática para construir um processo metacognitivo que nos forneça soluções para melhorar nossa prática na oficina de arte.
O curso será dividido em quatro momentos de ateliê: desenho, argila, pintura e escultura. Cada etapa estará relacionada a diferentes componentes que permeiam as aulas, como agrupamentos, organização espacial, tempos de produção e materiais. Por fim, a partir das experiências vivenciadas e com base no embasamento teórico, elaboraremos planejamentos funcionais que cada professora e professor poderá levar para sua escola e colocar em prática.
Programa
- Conceitos e estrutura da área de Arte;
- Ponto de partida: constelação de potências e inseguranças nas aulas de Arte;
- Laboratório de produção: desenho, agrupamentos e suas funções;
- O espaço e sua função educativa;
- Laboratório de produção: argila e suas múltiplas possibilidades;
- Falar sobre arte: análises de produções de artistas e de alunos;
- Laboratório de produção: estruturas a muitas mãos;
- Produção de planejamentos funcionais.
Valor:
R$ 656,00
até 10x sem juros no cartão de crédito
Agenda:
Aulas presenciais na Vila das Juventudes,
das 8h30 às 16h, nos dias 24 e 25 de julho de 2025
com carga horária total de 12 horas.
Formador:
Rafael Leona