Da textualização à versão final: práticas diversificadas de revisão textual
Por que fazer este curso?
A diversidade e a heterogeneidade são fatores que caracterizam as salas de aula em que atuamos. É possível, então, esperar que toda a turma alcance o mesmo ponto de chegada? Como garantir que todos avancem, se partem de aprendizagens e habilidades distintas? Como o currículo pode ser organizado prevendo a diversidade de competências leitoras e escritoras das crianças em diferentes áreas do conhecimento, tornando a diversidade uma verdadeira vantagem pedagógica?
Este curso irá explorar essas e outras questões por meio de uma análise aprofundada das intervenções docentes durante os momentos de revisão de produções escritas. Com foco na didática das práticas de linguagem a partir de uma perspectiva inclusiva, criaremos um espaço de análise e de reflexão sobre estratégias que são mobilizadas para que todas as alunas e todos os alunos avancem em seus comportamentos leitores e escritores.
Por meio de análise de exemplos e de oficinas de produção, a formação visa:
- estruturar práticas de revisão textual que considerem a diversidade, promovendo a autonomia e o desenvolvimento de estudantes enquanto revisores críticos e competentes.
- discutir a coerência e a continuidade do trabalho na transição do Ensino Fundamental 1 para o Ensino Fundamental 2.
Programa
- Concepções de diversidade e de comportamentos do escritor e do leitor
- Gestão do currículo: como prever a diversidade?
- O trabalho com pautas de revisão - a didática inclusiva e os níveis dos textos
- Análise e elaboração de propostas didáticas
Valor:
R$ 327,00
até 10x sem juros no cartão de crédito
Agenda:
Aulas online, síncronas, às 2as e 4as feiras,
das 19h às 21h, nas seguintes datas:
21.07; 23.07; 28.07; 30.07
Formador:
Beatriz Mugnani e Stella Garib

