Educação
Digital

CURSOS RECENTES
O QUE DIZEM SOBRE NOSSOS CURSOS
"A formadora nos forneceu uma quantidade impressionante de detalhes, tornando as informações incrivelmente ricas e completas."
Jorge Gustavo Bandeira dos Santos
"O curso foi melhor do que eu esperava. Ampliou meus conhecimentos e me ajudou a refletir sobre muitos aspectos relacionados com o uso da IA em sala de aula. Também me incentivou e encorajou a experimentar alguns recursos de IA."
Paula Stella
"A professora responsável pelo curso compartilha apresentações ricas com temáticas variadas e muitos materiais atualizados para a reflexão sobre cada um dos conteúdos apresentados. A forma de disposição do conteúdo promove interação, portanto somos instados a dialogar com os pares, trocar reflexões, conhecer práticas reais em sala de aula, a partir do compartilhamento de boas práticas."
Narjara Oliveira Reis
PUBLICAÇÕES
Blog
3 de dezembro de 2024
Pesquisa, Inteligência Artificial e Educação Digital nas Escolas
Por Helena Andrade Mendonça
Recentemente foi conduzida uma pesquisa, junto aos nossos estudantes e gestores(1), sobre a maturidade no trabalho com a educação digital em todas as escolas da Bioma Educação, com o objetivo de reconhecimento dos avanços e possíveis aprimoramentos no trabalho com o digital para os próximos anos.A pesquisa era composta por uma série de questões que avaliavam aspectos como o papel da liderança no trabalho com a educação digital, a promoção da cultura de colaboração nas escolas, o tempo dedicado à formação de professores para o trabalho com o digital, o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem, o papel do digital nas práticas avaliativas, dentre outros. Uma das questões indagava os estudantes sobre a relação deles com recursos da IA Generativa(2) como o ChatGPT, Gemini, Copilot e outros, com finalidade de uso para a aprendizagem e para as tarefas escolares. Todo o conteúdo da pesquisa foi analisado e está sendo estudado pelas equipes de gestão das escolas para o planejamento de ações para 2025.
10 de julho de 2024
Quando a Inteligência Artificial chega na Escola
Por Helena Andrade Mendonça e João Pires
No texto a seguir, não pretendemos trazer respostas fáceis ou soluções mirabolantes a respeito da chegada de recursos de inteligência artificial na escola, mas, sim, compartilhar algumas referências e perguntas sobre esse tema que nos tem inquietado.Em novembro de 2023, fomos convidados a participar de uma palestra sobre Inteligência Artificial. Um dos convidados, o advogado, professor e pesquisador de tecnologia Ronaldo Lemos nos fez uma provocação: diante da difusão e ampliação do acesso aos recursos de IA generativa na escola, que tal seria se nós usássemos não somente referências teóricas para pensarmos sobre esse fenômeno, mas, sim, uma narrativa literária como referência, considerando para isso o que ocorre com as tecnologias nas histórias de ficção científica.
Para isso, Ronaldo nos sugeriu evitar filmes como Eu, Robô, ou Matrix, que são histórias em que as máquinas lutam violentamente ou travam guerra contra a humanidade.
18 de julho de 2023
Lançamento do guia: ‘Celular, qual a idade certa?’
Por Helena Andrade Mendonça
Os dispositivos móveis hoje são quase uma extensão do nosso corpo, com uma capacidade enorme de nos ajudar em tarefas importantes, inclusive ‘telefonar’ para outras pessoas. Há 50 anos, a Motorola divulgava um de seus primeiros celulares, que pesava um quilo, demorava 10 horas para carregar e permitia ligações de no máximo 30 minutos. Hoje, os celulares têm muitas outras funções e a Internet é necessária para praticamente tudo que este equipamento oferece. É inegável a potência do celular no que diz respeito ao acesso, à comunicação, à mobilidade e à multiplicidade de interações. O fato é que ele favoreceu, e muito, a ubiquidade das tecnologias digitais, mas também se tornou um fator preocupante no que diz respeito, por exemplo, aos mecanismos de engajamento de plataformas e redes sociais, à coleta de dados e metadados, à publicidade que adota padrões sombrios (dark patterns), ao acesso fácil à informação, com rápida conexão e desconexão, pela sensação de anonimidade e vários outros pontos de atenção das interações na internet. Mas, nesse caso, tudo isso está na palma das mãos.NOSSAS INDICAÇÕES

Colonialismo e Decolonialidade Digital na Educação
Fruto da pesquisa de doutorado que investigou práticas educacionais online durante a pandemia de Covid-19, o livro Colonialismo e Decolonialidade Digital na Educação analisa criticamente cursos de graduação e pós-graduação à luz das teorias dos multiletramentos e das concepções de colonialismo e decolonialidade no ambiente digital.A autora, Helena Mendonça, é formadora do Centro e coordenadora de Educação Digital da Bioma Educação.
