CURSOS RECENTES
ENCONTROS ABERTOS
A escuta como gesto de acolhimento
Conversa com Paulo Focchi
Como escutamos as crianças?
Como estimular o diálogo com os pequenos?
O que de fato é acolhimento?
Pensar a educação infantil significa pensar em descobertas e afeto.
A primeira infância é um período que exige muita troca e escuta. Para educar, é preciso compreender o modo como cada criança se relaciona com o mundo.
Assista aos melhores momentos do nosso encontro de Paulo Focchi com educadores do Centro de Formação da Vila.
"Ser pai, ser mãe no mundo contemporâneo"
Conversa com Vera Iaconelli
Viver o tempo real, liberta-se da aceleração, ajustar expectativas e confiar na capacidade que as crianças têm para construir a resiliência. Nesta conversa, Vera Iaconelli discute estes e outros desafios da parentalidade contemporânea.
Que criança você foi pra ser o adulto que é?
Conversa com Ilana Katz e Daniel Becker
O desenvolvimento afetivo, biológico e social dos primeiros anos de vida tem impacto direto na pessoa que nos tornamos quando adultos. Que impactos são esses? Que cuidados podemos tomar para formar adultos mais bem formados e realizados?
Ilana Katz e Daniel Becker debatem essas e outras questões com nossa equipe de formadores.
Como criar crianças curiosas?
Conversa com Melina Furman
A infância é a fase da vida em que tudo ainda está por ser criado. Etapa em que os olhos das crianças estão sempre brilhantes, ávido por descobertas. Ideias incríveis nascem continuamente sem pedir licença e descortinam novos mundos. Isso possibilita que elas cresçam com a certeza de que são capazes de criar, inventar, compreender e transformar o que acontece ao seu redor. Qual o papel da escola e o que podem fazer as famílias para criarem crianças curiosas?
Este foi o foco de nossa conversa com a professora Melina Furman.
PUBLICAÇÕES
Revista eletrônica

Revista Navegar pelas Infâncias
Travessia formativa em Reggio Emilia
Fruto da Viagem Pedagógica a Reggio Emilia, esta revista propõe um diálogo fundamental sobre a criança como sujeito cidadão e a urgência de construir um futuro sustentável e coletivo. Uma leitura essencial para quem acredita na força transformadora da Educação Infantil, honrando o bem comum.
NOSSAS INDICAÇÕES

Narrativas literárias na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
Teresa Colomer, Mireia Manresa, Lucas Ramada Prieto e Lara Reyes López - Global Editora, 2024
Clara, concisa e rica em propostas que valorizam a criança como leitora, a obra reforça a ideia de que os livros infantojuvenis devem ser entendidos como literatura — com potencial artístico e educativo em sua forma e conteúdo. Explora a narração de histórias para crianças em seus diversos meios – oral, impresso e digital – e levanta uma questão crucial: o que queremos que elas aprendam com a leitura de histórias durante os anos iniciais da educação básica?

Eu, mediador(a)
Felipe Munita - Editora Solisluna
A ideia de contribuir com a identidade profissional daqueles que mediam a leitura encontra neste livro propostas que têm como foco os contextos escolares e, em especial, as pessoas que ensinam e são responsáveis por bibliotecas como figuras-chave dos centros educativos. Assumir a responsabilidade educativa ao fim de desafios, conforme este livro propõe, implica pensar como fortalecer e refletir, em diversos espaços de formação docente, os conteúdos disciplinares e didáticos referentes às estratégias de intervenção daqueles que exercem a docência como mediadores culturais.
Deixa que eu conto
O Deixa que Eu Conto é uma iniciativa do UNICEF no Brasil que tem como objetivo levar, para cada menino e cada menina, histórias, brincadeiras e curiosidades por meio de programas em áudio de, em média, 30 minutos, com uma curadoria cuidadosa e repleta de respeito pelas infâncias brasileiras. Além de histórias narradas em episódios muito bem produzidos, o material conta com um Guia de Possibilidades Pedagógicas repleto de sugestões.


