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Educação Matemática

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CURSOS RECENTES

ENCONTROS ABERTOS

Adolescência - a série. Um debate entre educadores

Recorde de audiência da Netflix, a série “Adolescência” foi vista por mais de 66 milhões de espectadores nos 10 primeiros dias desde o lançamento, em 13 de março. 

Desde então, os desafios da educação de adolescentes têm ocupado o centro do debate, trazendo questões relevantes para a discussão e provocando preocupações, ansiedades e muitas dúvidas. A partir de quais valores a adolescência está se construindo? Como assegurar espaços de pertencimento e segurança? Como ampliar as nossas referências sobre desenvolvimento social, afetivo, relacional e moral dos adolescentes? 

Pensando em apoiar nossa comunidade educativa na reflexão sobre esses e outros temas afins, convidamos três educadores com vasta experiência na educação de adolescentes para uma mesa redonda. 


Catarina Gonçalves - Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora na área de Convivência Ética na Escola e assessora da Bioma Educação.
Fermín Damirdjian - Psicólogo, orientador educacional do Ensino Médio na Escola da Vila.
Giocondo Magalhães - Psicólogo, coordenador dos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Parque.
Mediação - Aline Evangelista Martins, coordenadora do Centro de Formação da Vila

PUBLICAÇÕES

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6 de junho de 2025
Por que ensinar matemática na Educação Infantil?

Por Anelise Viégas e Viviane Rei

Durante muito tempo, a matemática foi vista na Educação Infantil como algo distante, que só deveria entrar na vida das crianças nos anos seguintes da escolarização formal. Hoje sabemos que é possível – e necessário – trabalhar conteúdos matemáticos desde os primeiros anos de vida escolar, de forma significativa e integrada ao cotidiano infantil.


20 de dezembro de 2024
Um olhar para o ensino e a aprendizagem de multiplicação e divisão no Ensino Fundamental

Por Lilian Ceile

Explicar na aula de matemática! Que as crianças expliquem! Que argumentem! Que possam relacionar as razões que validam seus procedimentos, seus resultados, suas hipóteses. Que se encontrem com os fundamentos do trabalho que realizam. Que averiguem a lógica interna das situações às quais são convocadas. Que toquem a raiz. Que se sintam com capacidade — com liberdade, com autoridade — para intervir sobre o conhecimento. (Sadovsky, 2010) 1
Quando conversamos com colegas sobre a forma como aprenderam multiplicação e divisão, costumamos ouvir relatos sobre a resolução de cálculos (geralmente a “conta armada”) e das tabuadas como foco central. As situações de repetição e memorização, muitas vezes, destituídas de compreensão sobre o que se realizava, tendem a ser frequentes. Foi assim em determinado momento, e tais práticas se relacionam a seu contexto, mas e hoje? 

NOSSAS INDICAÇÕES

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Documentário - Esquecidos

Uma grande quantidade de recursos, tempo e pesquisa são destinados a entender e melhorar a Educação Superior, a Educação Infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. No entanto, os anos finais do ensino fundamental acabam sendo deixados de lado, mesmo que os resultados das avaliações mostram que é nessa fase que o desempenho dos alunos se afasta das metas. 
 
A equipe do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) foi atrás dos diferentes atores envolvidos no processo educacional. Através de uma série de entrevistas com gestores, professores, diretores, alunos e especialistas, esse longa metragem retrata o pensar e o sentir de quem tem relação com essa fase do ensino.
 
Esquecidos, ignorados, negligenciados. Palavras que ecoam quando se pensa nos anos finais do ensino fundamental no Brasil. O documentário explora os aspectos políticos, pedagógicos, sociais e emocionais que configuram o cenário atual, questionando e chamando ao debate para este assunto tão relevante para a educação brasileira.


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Guia de Participação Cidadã de Adolescentes

UNICEF Brasil, 2024
Este Guia apresenta a estratégia proposta pelo UNICEF para garantir a mobilização de adolescentes de forma dinâmica, envolvente e responsável. As atividades aqui propostas complementam os esforços da gestão pública e da sociedade civil na busca por um município com menos desigualdades e com muito mais garantia de direitos para crianças e adolescentes.


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Saúde Mental de Adolescentes e Jovens

UNICEF Brasil, 2021
Dividido em quatro partes – primeiros socorros emocionais; comunicação não violenta; uso da tecnologia; e planos e projetos de vida –, este e-book produzido pelo instituto Vita Alere, em parceria com UNICEF,  traz exercícios e reflexões para o autoconhecimento e promoção de saúde mental.


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Competências para vida – trilhando caminhos de cidadania
UNICEF Brasil, 2018

O guia Competências para vida – trilhando caminhos de cidadania é uma ferramenta de trabalho para apoiar as pessoas que desejam contribuir para o fortalecimento de meninas e meninos na etapa da adolescência. O material sugere uma série de temas traduzidos em competências, que podem contribuir para que a adolescência seja vivenciada de forma plena, com garantia de acesso a direitos e com a participação desse público em processos decisórios.

O Guia traz alguns conceitos sobre as adolescências e o ensino-aprendizagem por competências, além de um conjunto de vinte fichas temáticas, nas quais você encontra dicas de práticas que podem contribuir para um trabalho potente com adolescentes.


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Competências para vida – trilhando caminhos de cidadania
UNICEF Brasil e SNJ, 2014

Esta publicação tem por objetivo dar um primeiro e consistente passo para a sistematização das experiências de participação e para a construção de um marco de referência sobre esse tema. O documento é uma tentativa de organizar e atualizar os conceitos mais básicos sobre a participação na perspectiva dos próprios jovens, compilar a normativa internacional e as leis nacionais, além de registrar práticas e espaços de participação para inspirar debates e reflexões, fortalecendo, cada vez mais, o direito à participação.