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Educação para a Sustentabilidade

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CURSOS RECENTES

ENCONTROS ABERTOS

“Educar para a Sustentabilidade”
Aline Martins e Nicolas Quintana conversam com Arthur Tobias, Lucas Munduruku e Nina Arouca

O futuro que desejamos construir é inclusivo e socialmente justo. É sustentável e habitado por seres humanos conectados com o planeta, zelosos por seus recursos, capazes de desenvolver ações de mitigação e adaptação frente aos enormes desafios impostos pelas mudanças climáticas.

 O futuro que imaginamos é povoado por cidadãos que celebram as diferentes epistemologias e formas de vida, que valorizam a democracia, que assumem responsabilidades perante o coletivo; que são questionadores, investigativos, empáticos, criativos. 

Pois bem: que passos temos dado para construir esse futuro? Como sair do plano das intenções e chegar ao plano das ações? Como podemos nos mover do campo das atividades isoladas para a construção de um projeto consistente, transversal e interdisciplinar? 

Essas indagações pautaram a mesa-redonda “Educar para a Sustentabilidade”

PUBLICAÇÕES

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27 de novembro de 2024
Criatividade nos ateliês de Arte – a paisagem como disparadora de explorações, investigações e descobertas

Por Karen Greif Amar

Pensar sobre criatividade no ensino da Arte envolve não só a vivência das crianças no ateliê da escola e tudo o que isso engloba, mas também, e principalmente, a experiência prática do professor. É urgente e necessário uma investigação mais sensível acerca de como cada professor ou professora planeja, executa e avalia suas aulas para compreender a forma como as crianças se envolvem com os diferentes momentos no ateliê, aprendendo e experimentando significativamente sobre seus processos criadores em Arte. Não é uma tarefa fácil!


4 de janeiro de 2024
Por Dentro da Rotina da Educação Infantil: explorando o Brincar e a Arte

Por Day Monteiro e Jessica Evelin

A presença da arte na educação infantil será tanto mais importante, quanto puder contribuir para ampliar o olhar da criança sobre o mundo, a natureza e a cultura, diversificando e enriquecendo suas experiências sensíveis – estéticas, por isso, vitais.
Luciana Esmeralda Ostetto
 
São variados os obstáculos que enfrentamos ao elaborar um planejamento que leve em conta as diversas vivências que devem ser oferecidas às crianças na Educação Infantil. Diante desse cenário, cabe a nós, educadoras e educadores, ampliarmos nossas reflexões, visando incorporar em nossas propostas as experiências sensíveis destacadas por Ostetto.

NOSSAS INDICAÇÕES

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Documentário - Esquecidos

Uma grande quantidade de recursos, tempo e pesquisa são destinados a entender e melhorar a Educação Superior, a Educação Infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. No entanto, os anos finais do ensino fundamental acabam sendo deixados de lado, mesmo que os resultados das avaliações mostram que é nessa fase que o desempenho dos alunos se afasta das metas. 
 
A equipe do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) foi atrás dos diferentes atores envolvidos no processo educacional. Através de uma série de entrevistas com gestores, professores, diretores, alunos e especialistas, esse longa metragem retrata o pensar e o sentir de quem tem relação com essa fase do ensino.
 
Esquecidos, ignorados, negligenciados. Palavras que ecoam quando se pensa nos anos finais do ensino fundamental no Brasil. O documentário explora os aspectos políticos, pedagógicos, sociais e emocionais que configuram o cenário atual, questionando e chamando ao debate para este assunto tão relevante para a educação brasileira.


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Guia de Participação Cidadã de Adolescentes

UNICEF Brasil, 2024
Este Guia apresenta a estratégia proposta pelo UNICEF para garantir a mobilização de adolescentes de forma dinâmica, envolvente e responsável. As atividades aqui propostas complementam os esforços da gestão pública e da sociedade civil na busca por um município com menos desigualdades e com muito mais garantia de direitos para crianças e adolescentes.


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Saúde Mental de Adolescentes e Jovens

UNICEF Brasil, 2021
Dividido em quatro partes – primeiros socorros emocionais; comunicação não violenta; uso da tecnologia; e planos e projetos de vida –, este e-book produzido pelo instituto Vita Alere, em parceria com UNICEF,  traz exercícios e reflexões para o autoconhecimento e promoção de saúde mental.


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Competências para vida – trilhando caminhos de cidadania
UNICEF Brasil, 2018

O guia Competências para vida – trilhando caminhos de cidadania é uma ferramenta de trabalho para apoiar as pessoas que desejam contribuir para o fortalecimento de meninas e meninos na etapa da adolescência. O material sugere uma série de temas traduzidos em competências, que podem contribuir para que a adolescência seja vivenciada de forma plena, com garantia de acesso a direitos e com a participação desse público em processos decisórios.

O Guia traz alguns conceitos sobre as adolescências e o ensino-aprendizagem por competências, além de um conjunto de vinte fichas temáticas, nas quais você encontra dicas de práticas que podem contribuir para um trabalho potente com adolescentes.


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Competências para vida – trilhando caminhos de cidadania
UNICEF Brasil e SNJ, 2014

Esta publicação tem por objetivo dar um primeiro e consistente passo para a sistematização das experiências de participação e para a construção de um marco de referência sobre esse tema. O documento é uma tentativa de organizar e atualizar os conceitos mais básicos sobre a participação na perspectiva dos próprios jovens, compilar a normativa internacional e as leis nacionais, além de registrar práticas e espaços de participação para inspirar debates e reflexões, fortalecendo, cada vez mais, o direito à participação.