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ENCONTROS ABERTOS
Adolescência - a série. Um debate entre educadores
Recorde de audiência da Netflix, a série “Adolescência” foi vista por mais de 66 milhões de espectadores nos 10 primeiros dias desde o lançamento, em 13 de março.
Desde então, os desafios da educação de adolescentes têm ocupado o centro do debate, trazendo questões relevantes para a discussão e provocando preocupações, ansiedades e muitas dúvidas. A partir de quais valores a adolescência está se construindo? Como assegurar espaços de pertencimento e segurança? Como ampliar as nossas referências sobre desenvolvimento social, afetivo, relacional e moral dos adolescentes?
Pensando em apoiar nossa comunidade educativa na reflexão sobre esses e outros temas afins, convidamos três educadores com vasta experiência na educação de adolescentes para uma mesa redonda.
Catarina Gonçalves - Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora na área de Convivência Ética na Escola e assessora da Bioma Educação.
Fermín Damirdjian - Psicólogo, orientador educacional do Ensino Médio na Escola da Vila.
Giocondo Magalhães - Psicólogo, coordenador dos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Parque.
Mediação - Aline Evangelista Martins, coordenadora do Centro de Formação da Vila
PUBLICAÇÕES
Blog
12 de fevereiro de 2025
Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens?
Por Sandra Baumel Durazzo, coordenadora da Trilha Formativa de Avaliação
O processo de avaliação pode estar a serviço de diferentes propósitos: certificar as aprendizagens e competências desenvolvidas ao longo de um determinado período de tempo, recolher informação sobre o desempenho da escola ou sistema educativo; refletir sobre o currículo e contribuir para a melhora na educação. No entanto, como destaca o Prof. Domingos Fernandes, seu principal propósito é promover mais e melhores aprendizagens aos estudantes.
23 de maio de 2023
Avaliação formativa e pedagogia diferenciada: redefinindo os ofícios de professor e aluno
Por Francisco Ferreira
A avaliação no contexto escolar é possivelmente um dos temas mais recorrentes entre os profissionais da educação. Entretanto, na maioria dos casos, as questões subjacentes a essa discussão não estão necessariamente ligadas ao aprofundamento da compreensão do que pode favorecer a aprendizagem dos alunos e alunas. Isto pode parecer estranho, já que o sentido da ação educativa deveria ser sempre a de fazer com que o aprendizado seja efetivo e significativo. O fato, porém, é que fatores mais poderosos interferem no processo, instituindo uma cultura escolar que estabelece, entre outras coisas, hierarquias de excelência, processos de controle e de seleção e exercício de poder sobre os estudantes.
NOSSAS INDICAÇÕES

Documentário - Esquecidos
Uma grande quantidade de recursos, tempo e pesquisa são destinados a entender e melhorar a Educação Superior, a Educação Infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. No entanto, os anos finais do ensino fundamental acabam sendo deixados de lado, mesmo que os resultados das avaliações mostram que é nessa fase que o desempenho dos alunos se afasta das metas. A equipe do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) foi atrás dos diferentes atores envolvidos no processo educacional. Através de uma série de entrevistas com gestores, professores, diretores, alunos e especialistas, esse longa metragem retrata o pensar e o sentir de quem tem relação com essa fase do ensino.
Esquecidos, ignorados, negligenciados. Palavras que ecoam quando se pensa nos anos finais do ensino fundamental no Brasil. O documentário explora os aspectos políticos, pedagógicos, sociais e emocionais que configuram o cenário atual, questionando e chamando ao debate para este assunto tão relevante para a educação brasileira.

Guia de Participação Cidadã de Adolescentes
UNICEF Brasil, 2024Este Guia apresenta a estratégia proposta pelo UNICEF para garantir a mobilização de adolescentes de forma dinâmica, envolvente e responsável. As atividades aqui propostas complementam os esforços da gestão pública e da sociedade civil na busca por um município com menos desigualdades e com muito mais garantia de direitos para crianças e adolescentes.

Saúde Mental de Adolescentes e Jovens
UNICEF Brasil, 2021Dividido em quatro partes – primeiros socorros emocionais; comunicação não violenta; uso da tecnologia; e planos e projetos de vida –, este e-book produzido pelo instituto Vita Alere, em parceria com UNICEF, traz exercícios e reflexões para o autoconhecimento e promoção de saúde mental.

Competências para vida – trilhando caminhos de cidadania
UNICEF Brasil, 2018
O guia Competências para vida – trilhando caminhos de cidadania é uma ferramenta de trabalho para apoiar as pessoas que desejam contribuir para o fortalecimento de meninas e meninos na etapa da adolescência. O material sugere uma série de temas traduzidos em competências, que podem contribuir para que a adolescência seja vivenciada de forma plena, com garantia de acesso a direitos e com a participação desse público em processos decisórios.
O Guia traz alguns conceitos sobre as adolescências e o ensino-aprendizagem por competências, além de um conjunto de vinte fichas temáticas, nas quais você encontra dicas de práticas que podem contribuir para um trabalho potente com adolescentes.

Competências para vida – trilhando caminhos de cidadania
UNICEF Brasil e SNJ, 2014
Esta publicação tem por objetivo dar um primeiro e consistente passo para a sistematização das experiências de participação e para a construção de um marco de referência sobre esse tema. O documento é uma tentativa de organizar e atualizar os conceitos mais básicos sobre a participação na perspectiva dos próprios jovens, compilar a normativa internacional e as leis nacionais, além de registrar práticas e espaços de participação para inspirar debates e reflexões, fortalecendo, cada vez mais, o direito à participação.