CURSOS RECENTES
ENCONTROS ABERTOS
Gestão e Liderança Pedagógica para a Aprendizagem - lançamento da 1a edição do curso
O Centro de Formação da Vila, em parceria com a Universidade Diego Portales, de Santiago, Chile, oferece a 1a o curso Gestão e Liderança Pedagógica para a Aprendizagem, um programa especialmente voltado ao aprimoramento das práticas pedagógicas, visando impactar positivamente os resultados educacionais.
O curso foi apresentado à comunidade educativa do Centro em uma conversa online que contou com a participação de Paula Louzano (diretora da Faculdade de Educação da UDP), Ruth Arce (coordenadora do curso) e David Pitombeira (coordenação de projetos internacionais da UDP).
PUBLICAÇÕES
Revista eletrônica
Portugal: Educação e Cultura Inclusiva
A primeira seção da Revista Portugal: Educação e Inclusão é composta por três artigos que convidam gestores à reflexão sobre avaliação de práticas e de projetos político pedagógicos, visando à construção de ambientes inclusivos. O quão inclusivas estão nossas escolas neste momento? Quais são as áreas em que precisamos avançar? Essas e outras questões são discutidas pelas autoras, com base na experiência vivenciada na imersão.Formação docente: lições aprendidas no Chile
Entre 2022 e 2023, em parceria com a Universidad Diego Portales, de Santiago, Chile, educadoras e educadores da Bioma Educação foram convidados a mergulhar em reflexões sobre o papel da formação docente na construção diária das práticas pedagógicas, compreendendo a sua importância para o fortalecimento de uma comunidade de aprendizagem sólida, sustentada por ações pensadas desde a gestão até os protagonistas da escola — os estudantes.
Em junho de 2023, o grupo passou uma semana no Chile, conhecendo projetos considerados referências na área e produzindo conhecimento, sempre de forma coletiva e interativa.
Como de praxe, quem participa dessas experiências tem a missão de compartilhar um pouco do que foi aprendido e sentido, para que a nossa própria comunidade de aprendizagem de fortaleça também. O resultado são os textos presentes nesta revista. Seja em formato de artigo, seja a partir de reflexões pessoais, as produções tentam multiplicar as vivências acumuladas nesse período.
O que podemos aprender com as escolas inovadoras de Barcelona?
A revista documenta uma imersão pedagógica realizada em outubro de 2022, na qual educadores brasileiros visitaram escolas inovadoras de Barcelona, com o objetivo de conhecer de perto práticas contemporâneas e inovadoras voltadas para a formação de cidadãos críticos, autônomos e engajados.
A publicação está estruturada em três grandes blocos: o primeiro contém uma breve descrição das escolas visitadas (como Sadako, Thau, Garbí, Virolai, Súnion); o segundo apresenta análises e reflexões coletivas de grupos de trabalho sobre temas como Ambientes de Aprendizagem, Avaliação, Situações Complexas da Realidade e Organização Social dos Alunos; e o terceiro bloco é dedicado aos relatos e reflexões individuais dos educadores participantes.
Uma entrevista exclusiva com o professor Antoni Zabala encerra a revista.
Blog
24 de janeiro de 2025
Os desafios do presente e o futuro que desejamos construir
Por Aline Evangelista Martins
O dia a dia na escola é repleto de uma variedade de necessidades, urgências, demandas. Afinal, um ambiente habitado por pessoas curiosas, interessadas em explorar o mundo e em ampliar as experiências não poderia mesmo ser uma calmaria. O fato é que a abundância de atividades, projetos, probleminhas, problemões, negociações, celebrações, entre muitos outros eventos, pode absorver o tempo e a atenção dos educadores de tal maneira, que corremos o risco de viver apenas com o foco no presente.Há ocasiões em que dar conta de todas as demandas de um dia agitado na escola já é uma vitória a ser celebrada. Contudo, se todos os dias são assim, voltados para o presente ou o curto prazo, tomados pelas urgências, quais são os tempos e as instâncias asseguradas para a avaliação sobre o que fazemos e a reflexão sobre o futuro que desejamos construir?
27 de maio de 2024
Curso de Gestão e Liderança Pedagógica para a Aprendizagem
Por Aline Evangelista Martins
A liderança escolar é um poderoso catalisador para a melhoria da qualidade da educação. Seu impacto reside na habilidade dos líderes escolares de influenciar de forma positiva o trabalho colaborativo realizado diariamente na escola. A gestão escolar, fortemente relacionada à liderança, diz respeito às capacidades de assegurar a implementação do projeto pedagógico da escola.NOSSAS INDICAÇÕES
Liderança Escolar: Diretores como Fatores-chave para a Transformação da Educação no Brasil
A liderança dos diretores escolares tem sido considerada um fator-chave para a melhoria da qualidade educacional. De fato, tem sido reconhecida como o segundo fator intraescolar com maior incidência sobre a melhoria da educação, superada apenas pelos docentes. Por isso, há décadas as pesquisas educacionais buscam conhecer mais sobre as lideranças de diretores de escola, havendo um vasto e rico acúmulo de conhecimentos a esse respeito.Este livro, organizado por José Weinstein e Lara Simielli, reúne parte significativa desse conhecimento. Os quinze autores, oriundos de nove países, têm reconhecida trajetória no estudo da liderança escolar.
Coordenação Pedagógica: identidade, saberes e práticas - Roda Educativa, 2023
Organizada por Tereza Perez e Patrícia Diaz, respectivamente presidente e diretora-executiva da Roda, e desenvolvida em coautoria com diversas especialistas que atuam na formação de educadores em todo o Brasil, a publicação discute a identidade dos coordenadores e destacam seu papel de articulador da relação que se estabelece entre o ensinar e o aprender na escola.O livro também discorre sobre as parcerias que esses profissionais precisam estabelecer com a direção, a equipe docente e os outros atores da comunidade escolar.
Direção para os novos espaços e tempos da escola - Roda Educativa, 2023
No Brasil, o contexto do isolamento social provocado pela crise sanitária que se espalhou rapidamente por todo o mundo evidenciou ainda mais as desigualdades educacionais, sociais e de acesso dos estudantes aos recursos necessários para que mantivessem seus vínculos com a escola e continuassem suas aprendizagens. Demandas emergenciais e urgentes provocaram mudanças profundas em todo o ecossistema da Educação, fazendo emergir novas soluções, algumas inesperadas e surpreendentes. Em muitos aspectos, aconteceu uma reviravolta na Educação e, por isso, há muito a refletir sobre a escola e seu funcionamento para garantir o direito de todos e todas aprenderem. O que aprendemos a fazer diferente e precisamos manter? O que fazíamos antes e não podemos mais fazer? O que fazíamos antes e deve permanecer? Essas são algumas das indagações importantes que líderes têm de fazer a si mesmos e a suas equipes nas atividades formativas para construir bons parâmetros em busca de uma gestão afirmativa, com foco na equidade.