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Internacionalização
e Bilinguismo

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CURSOS RECENTES

ENCONTROS ABERTOS

Adolescência - a série. Um debate entre educadores

Recorde de audiência da Netflix, a série “Adolescência” foi vista por mais de 66 milhões de espectadores nos 10 primeiros dias desde o lançamento, em 13 de março. 

Desde então, os desafios da educação de adolescentes têm ocupado o centro do debate, trazendo questões relevantes para a discussão e provocando preocupações, ansiedades e muitas dúvidas. A partir de quais valores a adolescência está se construindo? Como assegurar espaços de pertencimento e segurança? Como ampliar as nossas referências sobre desenvolvimento social, afetivo, relacional e moral dos adolescentes? 

Pensando em apoiar nossa comunidade educativa na reflexão sobre esses e outros temas afins, convidamos três educadores com vasta experiência na educação de adolescentes para uma mesa redonda. 


Catarina Gonçalves - Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora na área de Convivência Ética na Escola e assessora da Bioma Educação.
Fermín Damirdjian - Psicólogo, orientador educacional do Ensino Médio na Escola da Vila.
Giocondo Magalhães - Psicólogo, coordenador dos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Parque.
Mediação - Aline Evangelista Martins, coordenadora do Centro de Formação da Vila

PUBLICAÇÕES

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23 de maio de 2025
A formação do sujeito bilíngue

Por Verônica Bochio e Sandra Durazzo

Neste ano de 2025, o Brasil sediará a reunião da COP-30, um evento global importantíssimo. Claro que a cidade-sede, Belém, e seu entorno estão se preparando para tamanha responsabilidade. Entre os preparativos de infraestrutura, transporte e hospedagem, um grande movimento para aprendizagem de inglês está acontecendo, com aumento da ordem de 150% no número de pessoas matriculadas nas mais diversas modalidades de cursos.


26 de janeiro de 2023
Formar cidadãos globais, um desafio possível na Dual International School

Por Sandra Baumel Durazzo

Nos tempos atuais há uma crescente consciência da necessidade de formar estudantes que sejam capazes de participar ativamente do mundo, cada vez mais globalizado e interdependente. Para tanto, é preciso desenvolver uma série de competências relacionadas à comunicação internacional.
Como consequência, são muitas as escolas que hoje se propõem a formar cidadãos internacionais, adotando diferentes projetos educacionais e nomes. A nomenclatura mais comum é “escola bilíngue”. No entanto, dentro desta categoria, são muitas as propostas pedagógicas existentes, muitas vezes até mesmo divergentes entre si.

NOSSAS INDICAÇÕES

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Documentário - Esquecidos

Uma grande quantidade de recursos, tempo e pesquisa são destinados a entender e melhorar a Educação Superior, a Educação Infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. No entanto, os anos finais do ensino fundamental acabam sendo deixados de lado, mesmo que os resultados das avaliações mostram que é nessa fase que o desempenho dos alunos se afasta das metas. 
 
A equipe do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) foi atrás dos diferentes atores envolvidos no processo educacional. Através de uma série de entrevistas com gestores, professores, diretores, alunos e especialistas, esse longa metragem retrata o pensar e o sentir de quem tem relação com essa fase do ensino.
 
Esquecidos, ignorados, negligenciados. Palavras que ecoam quando se pensa nos anos finais do ensino fundamental no Brasil. O documentário explora os aspectos políticos, pedagógicos, sociais e emocionais que configuram o cenário atual, questionando e chamando ao debate para este assunto tão relevante para a educação brasileira.


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Guia de Participação Cidadã de Adolescentes

UNICEF Brasil, 2024
Este Guia apresenta a estratégia proposta pelo UNICEF para garantir a mobilização de adolescentes de forma dinâmica, envolvente e responsável. As atividades aqui propostas complementam os esforços da gestão pública e da sociedade civil na busca por um município com menos desigualdades e com muito mais garantia de direitos para crianças e adolescentes.


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Saúde Mental de Adolescentes e Jovens

UNICEF Brasil, 2021
Dividido em quatro partes – primeiros socorros emocionais; comunicação não violenta; uso da tecnologia; e planos e projetos de vida –, este e-book produzido pelo instituto Vita Alere, em parceria com UNICEF,  traz exercícios e reflexões para o autoconhecimento e promoção de saúde mental.


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Competências para vida – trilhando caminhos de cidadania
UNICEF Brasil, 2018

O guia Competências para vida – trilhando caminhos de cidadania é uma ferramenta de trabalho para apoiar as pessoas que desejam contribuir para o fortalecimento de meninas e meninos na etapa da adolescência. O material sugere uma série de temas traduzidos em competências, que podem contribuir para que a adolescência seja vivenciada de forma plena, com garantia de acesso a direitos e com a participação desse público em processos decisórios.

O Guia traz alguns conceitos sobre as adolescências e o ensino-aprendizagem por competências, além de um conjunto de vinte fichas temáticas, nas quais você encontra dicas de práticas que podem contribuir para um trabalho potente com adolescentes.


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Competências para vida – trilhando caminhos de cidadania
UNICEF Brasil e SNJ, 2014

Esta publicação tem por objetivo dar um primeiro e consistente passo para a sistematização das experiências de participação e para a construção de um marco de referência sobre esse tema. O documento é uma tentativa de organizar e atualizar os conceitos mais básicos sobre a participação na perspectiva dos próprios jovens, compilar a normativa internacional e as leis nacionais, além de registrar práticas e espaços de participação para inspirar debates e reflexões, fortalecendo, cada vez mais, o direito à participação.