CURSOS RECENTES
ENCONTROS ABERTOS
Centro de Formação da Vila recebe Ana María Kaufman
A Programação de Inverno do Centro de Formação da Vila contou com a honrosa presença Ana María Kaufman, pesquisadora de referência no campo da alfabetização e parceira de muitas décadas.
Além de lançar a edição brasileira do livro Leitura e escrita: 31 perguntas e respostas, escrito em parceria com Adriana Gallo, e publicado pela Diálogos Embalados, Ana María proferiu uma conferência no curso “Alfabetização e Práticas Sociais de Leitura e Escrita” e conduziu uma sessão de supervisão de prática para um grupo de gestoras da Bioma Educação.
Centro de Formação da Vila colabora com a chegada de “Leitura escrita: 31 perguntas e respostas” ao mercado editorial brasileiro
O livro Leitura e escrita: 31 perguntas e respostas, de Ana María Kaufman e Adriana Gallo, chega ao Brasil, publicado pela editora Diálogos Embalados e prefaciado por Sonia Barreira, diretora pedagógica da Vila das Infâncias e da Bioma Educação.
Escrito com a objetividade, a segurança e a clareza de uma das maiores referências em alfabetização na América Latina, com base na curadoria de perguntas reais, feitas por professores alfabetizadores, o livro traz contribuições valiosas para a formação docente.
Como parceiros de longa data de Ana María Kaufman, o Centro de Formação celebrou com orgulho o lançamento online do livro: uma conversa entre Ana María Kaufman e a formadora Débora Perillo, com a presença de Sonia Barreira. Um bate-papo em que, coerentemente com o título do livro, muitas perguntas e respostas circularam, inquietaram, inspiraram e apontaram caminhos para a formação de professores.
PUBLICAÇÕES
Blog
11 de junho de 2024
Ambiente alfabetizador: primeiras reflexões
Por Caroline Ferraz e Elis Coelho
Nas últimas décadas, houve significativas contribuições e investigações tanto na área da psicolinguística (Ferreiro e Teberosky, 1979; Lerner, 1982; Teberosky, 1982; Kaufman, 1982) quanto na didática (Kaufman, Castedo, Molinari e Teruggi, 1989; Weisz, 1998, etc.) sobre a relevância de se considerar o ambiente alfabetizador como uma das condições essenciais para a aprendizagem da leitura e escrita.Desde então, nossas salas de aula ficaram recheadas de muitos materiais e suportes com nomes e funções bem específicas, como: calendários sinalizando datas comemorativas, eventos e aniversários; fichas de nomes das crianças do grupo; fichas de atividades da rotina; registros de descobertas a partir de um estudo; listas de materiais coletivos, livros lidos, cantigas favoritas, frutas mais apreciadas pelo grupo. Enfim, podemos ficar horas aqui pensando em listas e mais listas para dispor e enriquecer nosso ambiente escolar.