CARRINHO

Seu carrinho está vazio

Total R$ 0,00

Práticas

Inclusivas

cfvsite-circulo-inclusiva

CURSOS RECENTES

ENCONTROS ABERTOS

Diálogos sobre Educação e Cultura Inclusiva

Com o intuito de aproximar educadores e docentes de experiências bem-sucedidas a respeito da educação inclusiva, o Centro de Formação da Vila promoveu, no dia 27 de fevereiro de 2024, a live "Diálogos sobre Educação e Cultura Inclusiva". A iniciativa marcou o lançamento da revista eletrônica “Portugal: Educação e Cultura Inclusiva”, produzida por um grupo de educadores que participaram da trilha formativa de Práticas Inclusivas e do programa imersivo Portugal: Educação e Inclusão.

Os formadores XXX e os professores portugueses David Rodrigues e Luzia Lima-Rodrigues, responsáveis pelo programa acadêmico especialmente criado para o Centro de Formação da Vila na imersão em Lisboa, discutiram o  conteúdo da revista e os caminhos para a formação de professores na perspectiva da inclusão. 

PUBLICAÇÕES

Revista eletrônica

Revista Portugal

Portugal: Educação e Cultura Inclusiva

Produto da viagem pedagógica a Lisboa, em 2024, a revista “Portugal: Educação e Cultura Inclusiva” é formada por cinco seções: 

Gestão e Liderança Pedagógica Inclusiva | Entre a Lei e a Qualidade do Atendimento | Didática Inclusiva | Relação Família e Escola | Letramento Anticapacitista

Cada seção é composta por um conjunto de artigos e um produto audiovisual produzido pelos autores. 


Blo

12 de abril de 2024
O compromisso com a formação para as práticas inclusivas

Por Aline Evangelista Martins e Marília Costa Dias

Há mais de 20 anos, as diretrizes da educação nacional orientam os sistemas de ensino a garantir o direito de todos os estudantes de estarem juntos na escola regular comum, aprendendo e participando. A concretização destes marcos legais, fundamentados na concepção de direitos humanos que estabelecem igualdade e diferença como valores indissociáveis, tem como um de seus pilares a formação de profissionais para o exercício da gestão escolar e da sala de aula na perspectiva da educação inclusiva.

NOSSAS INDICAÇÕES

TED Talk | Pensar utopicamente a educação: David Rodrigues


Políticas públicas e formação continuada de professores para a educação inclusiva | Instituto Alana, 2024

Políticas públicas e formação continuada de professores para a educação inclusiva

Os benefícios da educação inclusiva para estudantes com e sem deficiência | Instituto Alana | Instituto Alana, 2016

Os benefícios da educação inclusiva para estudantes com e sem deficiência

Sistema Multinível De Suporte  (MTSS)

O Sistema de Suporte em Múltiplos Níveis (MTSS) é uma abordagem preventiva e proativa que integra dados e práticas pedagógicas para potencializar o sucesso dos estudantes, valorizando seu potencial. O MTSS oferece um framework para que educadores tomem decisões baseadas em dados, visando a melhoria dos programas, aulas de qualidade, intervenções eficazes e maior engajamento dos alunos, garantindo resultados positivos para escolas, professores e estudantes.

CAST

Organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e desenvolvimento educacional, reconhecida mundialmente por criar o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), um framework que visa tornar o ensino e a aprendizagem mais inclusivos e acessíveis para todos os estudantes, baseando-se em evidências científicas sobre como as pessoas aprendem. A missão do CAST é transformar a educação para eliminar barreiras e promover práticas pedagógicas que atendam às diversas necessidades dos alunos, apoiando a personalização e a participação ativa no processo educativo.

Coordown |  Agência de publicidade italiana com foco em campanhas de conscientização anticapacitista. 



Associação Nacional de Docentes da Educação Especial

Associação Brasileira De Pesquisadores Em Educação Especial