CARRINHO

Seu carrinho está vazio

Total R$ 0,00
Quem Somos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec mollis purus sapien, ut convallis purus, consectetur adipiscing elit. Donec mollis purus sapien, ut convallis purus.

APRESENTAÇÃO

O Centro de Formação nasceu junto com a Escola da Vila, inicialmente como um grupo de estudos, que posteriormente se abriu para formar professores de outras escolas, articulando a teoria com a prática pedagógica.

A premissa da época era que a Escola da Vila tinha uma proposta pedagógica diferenciada e pouco comum, segundo a qual o aluno poderia construir conhecimentos por meio da interação com o objeto de conhecimento, em cooperação com seus pares, e com a mediação de um adulto qualificado, que compreendesse seu processo de aprendizagem e garantisse um percurso intelectualmente autônomo.

Os valores desta organização se confundiam com os valores da própria escola e a conexão entre ambas foi sempre visceral, fazendo com que Centro de Formação e Escola da Vila fossem instituições indissociáveis.

Ao longo dos anos, o Centro de Formação ampliou suas ações, sem, contudo, perder sua essência: a forte conexão com o chão da escola e com as bases teóricas do construtivismo, a articulação entre a teoria e a prática, a aposta na formação de docentes reflexivos e preparados para desafios que se renovam, se atualizam, mudam de figura e requerem a busca constante por atualização.

Quarenta anos depois de sua fundação, de posse de um currículo institucional robusto, o Centro de Formação passou a fazer parte da Bahema Educação, juntamente com a Escola da Vila, mas também com outras escolas em diversos estados brasileiros: Escola Viva e Escola Mais, em São Paulo; escolas Parque, Fórum Cultural e Centro Viva, no Rio de Janeiro; escolas Dual Blumenau, Dual Florianópolis e Autonomia, em Santa Catarina; colégio Apoio, em Pernambuco e Escola Balão Vermelho, em Belo Horizonte. Essa mudança levou a um novo posicionamento: o Centro passa a ser catalisador da formação interna do grupo de escolas, sem, contudo, deixar de atuar na formação externa.

Nosso portfólio de ações formativas inclui cursos, palestras, viagens pedagógicas, assessorias, residências pedagógicas, painéis de boas práticas, publicação de investigações e reflexões desenvolvidas no contexto das práticas pedagógicas dos educadores das escolas que fazem parte do grupo Bahema.


PROPÓSITOS

Produzir e compartilhar conhecimento pedagógico para colaborar na construção de competências profissionais, e promover inovações educativas como instrumentos para a formação do pensamento crítico e o exercício pleno da cidadania.

Ser referência de base construtivista no campo da formação de professores de base construtivista. Ser reconhecido por sua excelência e vanguarda na produção e disseminação de conhecimento pedagógico que relaciona teoria e prática.


VALORES
placeholder_200x200

Autonomia e qualificação profissional

placeholder_200x200

Conhecimento e ética

placeholder_200x200

Cooperação e trabalho em equipe

placeholder_200x200

Mais de 20 parcerias com redes municipais

placeholder_200x200

Milhares de cursos presenciais e online

placeholder_200x200

Pessoas vindas de 25 estados do Brasil

placeholder_200x200

Mais de 75.000 pessoas em nossas atividades

placeholder_200x200

Mais de 50 palestras com especialistas e acadêmicos

placeholder_200x200

Mais de 50 palestras com especialistas e acadêmicos


PESQUISADORES E ACADÊMICOS CONVIDADOS
🇦🇷 ARGENTINA
Ana Spinosa, Ani Siro, Beatriz Aisenberg, Delia Lerner, Emilia Ferreiro, Flora Perelman, Isabelino Siede, Maria Emília Lopez, Melina Furman, Mirta Castedo, Patricia Sadovsky.
🇨🇦 CANADÁ
Gordon Wells.
🇨🇱 CHILE
Marcela Carranza.
🇪🇸 ESPANHA
Antoni Zabala, Cesar Coll, Fernando Savater, Isabel Solé, Mirian Nemirovsky, Teresa Colomer.
🇫🇷 FRANÇA
Anne Marie Chartier, Charles Hadji.
🇵🇹 PORTUGAL
Isabel Alarcão, José Tavares, Rui Canário.
🇨🇭SUÍÇA
Bernard Schneuwly.
🇺🇸 USA
Anne Lindsey.
VIAGENS: LUGARES E TEMAS
  • Argentina 2005, 2006, 2009, 2010 - Didáticas específicas
  • Argentina 2017-18  - Implantação das mídias digitais na Educação básica
  • Canadá 2013 - Construção de conhecimento baseada na tecnologia
  • Espanha 2004, 2012 - Novas tecnologias na escola
  • Itália 2008 - Escola para todos: experiências de inclusão
  • México 2007 - Pesquisa e intervenção na aquisição da linguagem
  • Portugal 2011 - Gestão escolar
  • USA/California 2016  - Experiências Educacionais
  • USA/New York 2015  - Arte e tecnologia para o séc. XXI
  • USA/California 2014 - A aprendizagem baseada em projetos e o uso da tecnologia a favor das interações 
  • USA/Boston 2019 - Harvard Project Zero, MIT Media Lab, aprendizagem criativa e modelos instigantes de escola
  • Espanha/Barcelona 2022 - Observação de escolas inovadoras
  • Santiago/Chile 2023 - Formar os educadores e transformar as escolas

Publicações

RECEBA NOVIDADES
CENTRO DE FORMAÇÃO DA VILA