Trilha formativa - Gestão do Currículo e da Avaliação
Por que fazer este curso?
Planejar processos avaliativos coerentes com as propostas de ensino e aprendizagem é uma tarefa extremamente desafiadora, que constantemente está na pauta das reflexões de educadores. Esta trilha formativa pretende colocar luz sobre o tema, considerando o propósito, os saberes avaliados, os tempos, instrumentos, a comunicação das respostas obtidas e, especialmente, a finalidade: a melhora da aprendizagem dos estudantes.
Para tanto, oferecemos um percurso formado por 4 módulos, que podem ser cursados em sequência, ou de forma independente.
O primeiro módulo apresenta os fundamentos da avaliação formativa, discutindo o papel de professores e alunos no processo de aprender e as estratégias pedagógicas que favorecem a construção de repertórios para enfrentar desafios de aprendizagem.
No segundo módulo, o foco é o ensino e a avaliação de competências. Os participantes aprofundam o conceito de competência, utilizam a taxonomia de Bloom para formular objetivos e analisam formas de avaliar habilidades e competências por meio de instrumentos claros e feedbacks potentes.
O terceiro módulo trata da coerência entre ensino, aprendizagem e avaliação. Serão discutidos critérios para a elaboração de provas e alternativas a este instrumento, além da elaboração de rubricas, registros e tarefas alinhadas aos objetivos, com foco em feedbacks que promovem regulação e autorregulação das aprendizagens.
Por fim, o quarto módulo aborda a avaliação na educação infantil, destacando a observação cotidiana, a documentação pedagógica e a articulação com a BNCC. Os participantes ampliam seu repertório de registros e aprendem a comunicar os avanços das crianças de maneira sensível e formativa.
Conjuntamente, os quatro módulos compõem um percurso sólido para fortalecer práticas avaliativas que sustentem a aprendizagem em todas as etapas da educação.
Programa
- O que é avaliação formativa? Concepção e principais características
- Diferença entre avaliação formativa e avaliação somativa: fundamentação e prática
- Avaliação formativa e diferenciação pedagógica: dois conceitos indissociáveis
