O papel da resolução de problemas no ensino da matemática Na Escola da Vila oportunizamos aos estudantes diversas situações problema que envolvem o ensino da ... 29 de Junho de 2023
FAMÍLIA E ESCOLA – UMA PARCERIA NECESSÁRIA Fernando Cardoso e Marília Costa É muito comum as pessoas comentarem, com certo saudosismo ou perplexidade, a ... 23 de Junho de 2023
O planejamento de atividades de leitura: dos objetivos às estratégias Clarissa Buzinaro e Silvia Andrade Engajar os estudantes em atividades de leitura tem sido um desafio para ... 20 de Junho de 2023
O corpo brincante na Educação Infantil: reflexões para uma prática de corpo inteiro. Por Day Monteiro e Jessica Evelin Que as crianças exploram o mundo de corpo inteiro, não é nenhuma novidade ... 7 de Junho de 2023
Avaliação formativa e pedagogia diferenciada: redefinindo os ofícios de professor e aluno por Francisco Ferreira 23 de Maio de 2023
Práticas antirracistas pautadas nos territórios: pedagogias de favela e narrativas quilombolas por Ricardo Jaheem 12 de Maio de 2023
Reflexões sobre esse processo de Alfabetização: E agora, o que eu faço? por Daniela Munerato 5 de Maio de 2023
Por que, então, há tanta dificuldade de se trazer o mundo para a sala de aula? Uma entrevista com o professor Antoni Zabala. Esse texto é uma continuação da etapa do projeto de pesquisa de doutorado do professor Mauritz Gregorio de ... 19 de Abril de 2023
Adeus a Ana Teberosky por Sonia Barreira, com a colaboração de Cristina Pereira, fundadoras da Escola da Vila 3 de Abril de 2023
Refletindo sobre cronologias de aprendizagem: um valor para a sala de aula e um desafio para os professores por Beatriz Mugnani e Caroline Ferraz 30 de Março de 2023
Diversidade, uma realidade presente em qualquer situação de aprendizagem por Sandra T. Baumel Durazzo 28 de Fevereiro de 2023